Tentando Refutar Críticas a Usopp (um post bem raivoso)

18/11/2023

Recentemente, eu estava no Instagram vendo edits do anime e me deparei com um edit da cena final de Water 7: Na cena, quando Usopp pede desculpas ao seu capitão pedindo para ser aceito ao bando de novo, ao invés de Luffy estender a mão para puxa-lo, Luffy mostra o dedo do meio. Muito comentários aprovavam o edit "isso era o que eu esperava que o Luffy fizesse". Entrando num contexto especifico, em One Piece tem fãs que detestam Usopp principalmente depois deste arco, onde a principio, ele desrespeita seu capitão, etc e etc. E como eu amo esse personagem, vim aqui defender sua honra e vocês vão ter que engolir.

Contextualizando os acontecimentos contraditórios desse arco:

Water 7 não é apenas um arco; é uma tempestade de emoções. O bando enfrenta dilemas complexos, e a trama atinge seu clímax com a situação crítica do navio Merry.


A tripulação se vê diante da dolorosa realidade de que o Merry, o navio que os acompanhou em inúmeras jornadas, chegou ao fim de sua vida útil. A decisão pragmática de Luffy de adquirir um novo navio colide com as emoções fervilhantes de Usopp, que vê no Merry mais do que apenas tábuas e pregos, mas um amigo leal. Usopp, desesperado, se recusa a aceitar a partida do Merry. Sua raiva explode, manifestando-se em um desafio a Luffy para manter o Merry na tripulação. A decisão, tomada em um momento de intensidade emocional, leva Usopp a duelar com seu capitão e deixar o bando, lançando uma sombra sobre a tripulação.


E daí vem a raiva do pessoal: Luffy jamais deveria ter perdoado Usopp por isso.


Deixem de serem uns zé ruelas

Há várias maneiras de abordar essas preocupações. A primeira delas é que parece ser difícil aceitar que os personagens de One Piece vão retratar um pouco do ser humano: decisões precipitadas, vingança, raiva, amor, bondade, maldade, viadagens e heterossexualidades. São animações, mas Oda precisa pelo menos um pouco transparecer o que é ser um ser humano de vez enquanto, mesmo que você seja de borracha e viva num mundo na qual humanos tem 5 metros.


O que o pessoal não gostou, parece ser exatamente o fato de que Usopp tomou uma decisão e essa decisão foi fazer birra por alguns episódios.

Apego Emocional

Usopp construiu uma conexão especial com o Merry, tratando-o praticamente como um membro adicional da tripulação. Sua relutância em abandonar o navio mostra não apenas seu compromisso com os objetos queridos, mas também revela a profundidade de suas emoções.


Assim como na vida real, os personagens não têm reações simplificadas diante de desafios emocionais. Isso adiciona nuances ao seu caráter, proporcionando uma jornada emocional realista. A reação instintiva de Luffy, ao proteger seu icônico chapéu de palha, serve como uma analogia vívida para as relações pessoais fora do mundo fictício. Demonstra que todos têm algo significativo e pessoal para proteger, aquela coisa de valor dos laços emocionais.


Eu não vejo o motivo aceitam Luffy virar a macaca quando tocam em seu chapéu, e não aceitam o fato de Usopp ficar puto com a despedida de Merry.

Reconhecimento do Próprio Valor

O sentimento de Usopp de ser o mais fraco é compreensível, especialmente considerando que ele é o membro menos poderoso fisicamente. Isso se mostrou mais forte em Water 7, ele cometeu o erro de não confiar no quão Luffy o aceita como membro valioso do grupo e temeu que eles se descartassem dele da mesma forma que estavam 'fazendo com Merry'. Sabemos que Luffy jamais faria isso (espero), porém na emoção Usopp acreditou nisso. E ele não é um monstro mais vilanesco por causa desse sentimento.


Não podemos negar: Usopp não é fraco.

Em sequencia, acontece algo na qual a gente não esperaria: Usopp, mesmo sabendo que era mil vezes mais fraco que Luffy, o desafia para um duelo em troca de Merry. E em sequencia acontece algo que não esperaríamos (ao quadrado): Usopp quase chega de igual para igual nessa luta contra Luffy. Um ponto foda de Usopp que foi evidente aqui, ele não é burro. Ele conhecia as habilidades de Luffy convivendo com ele todo esse tempo, deste modo, sabia quais seriam seus ataques e usou ele mesmo e o ambiente contra.





Atos Impulsivos e Orgulho


É humano. No momento da raiva acreditamos em coisas que talvez não seja verdade (fonte: vozes da minha cabeça). Todos os personagens de One Piece cometem erros e agem impulsivamente em algum momento. O orgulho de Usopp não é uma característica permanente, mas sim um reflexo de suas emoções naquele momento específico.


O ruim seria, se eles o aceitassem quando ele se arrependeu porem, negando se desculpar. No final do arco, o grupo embarca no nosso navio, Sunny (e com o novo tripulante) deixando Usopp para trás. Porém naquele momento o narigudo vem ao cais correndo emotivo dizendo coisas como "gente, vocês acreditaram? Era tudo brincadeira" e "Vamos lá, eu aceito fazer parte do bando de novo". Essas frases irônicas eram apenas uma representação do quão ele ainda estava sendo orgulhoso, porém arrependido.

Arrependimento


Ele então, finalmente de todo seu coração, pede desculpas. Uma palavra tão simples, porém coisa que nem metade dos 'haters' conseguiriam dizer. São duas coisas complicadas do ser humano dizer em sua vida: eu te amo e desculpas. E Usopp o fez. E e diga, um capítulo em que Usopp fez mais alguma merda semelhante (não vamos comentar de Sanji agora k). 


Eu entendo que nem todo personagem possa ser um Zoro da vida para ser tão 'imediato' (inclusive, vocês passam muito pano pro Zoro, ninguém pode ser tão perfeito assim, eu em, palhaçada, só pq vc é um belo d eum gostoso que não tem defeitos n faz de você um belo de um gostoso sem desfeitos), mas invalidar o inicio da jornada de um personagem como falta de caráter é demais.


Portanto, ao abordar as críticas e descontentamentos em relação a Usopp, é fundamental cultivar empatia. Ao invés de passar pano para um personagem em detrimento de outro, busquemos compreender as motivações e jornadas individuais.


E vocês parem de desgostar do deus usopp!~




Um comentário:

  1. Oiie. Então, eu não assisti o anime Water 7. Porém, vou ler sua postagem e deixar um comentário aqui mesmo assim :)
    Cara, que análise FANTÁSTICA!! E pensar que achei que Water 7 fosse o NOME DO ANIME aaaaaaa. Podemos ver como entendo de One Piece...... Mas sua postagem me fez ficar com gostinho de assistir e conhecer melhor este universo.
    Beijinhos ~~

    ResponderExcluir

❀Seu comentário será muito apreciado, se quiser pode colocar o link da sua página, site ou blog para eu visitar sem problema.

❀Qualquer forma de expressão é valida (pode usar palavrões) contanto que não ofenda ou pratique algum crime de ódio;

❀Evite Spam e seja feliz