O que aprendi com: Avatar a lenda de Aang

10/10/2022

Recentemente eu estava assistindo Avatar na netflix novamente, assim como já fiz mil vezes sem cansar. Tanto a lenda de Aang quanto Korra. Então, em meio a falta de frequência na postagem, decidi retornar a escrever aquela série de “o que aprendi/gostei…” que fiz duas vezes aqui no blog sobre séries, filmes, animes, etc. De todos os que passaram na minha cabeça eu escolhi exclusivamente Avatar: A lenda Aang em primeiro lugar.
    A primeira vez que assisti obviamente foi na Tv globinho a muito tempo atrás. Não tinha muito tempo para assistir lá, pois eu estudava de manhã e quando chegava já estava acabando, nos casos em que eu estudei de tarde, começava mas não conseguia terminar. Depois, eu procurei assistir na internet completo e daí só replays e mais replays. Isso já faz uns 8/9 anos! [ALERTA DE SPILERS]



Primeiramente, do que se trata ~


Avatar: A Lenda de Aang é ambientada em um mundo onde algumas pessoas podem manipular os quatro elementos usando "dominação" ou "dobras". A série acompanha os protagonistas, o garoto Aang de 12 anos e seus amigos, que precisam trazer a paz e a harmonia ao mundo acabando com a guerra da Nação do Fogo com o resto do mundo. (Fonte Wikipédia)

O desenho (que não chega a ser considerado um anime) é muito bem trabalhado e apesar de ter algumas coisas como cenas que admito ser muito rápidas (se você tá acostumada com animes tipo one piece que tem 6 episódios só pra uma luta, você sentirá a diferença) ainda chega a ser a perfeição divina que reina entre nós.

A lenda de Aang traz inúmeros ensinamentos escrachados para quem assistir, se você permitir-se absorver de forma correta os episódios, você pode se deleitar com o que ele tem a ensinar.



“TALVEZ NÃO VALHA A SE LAMENTAR POR DECISÃO JÁ FEITAS”



Aang é o avatar. Um espírito que nasce em uma pessoa comum e pode dominar todos os quatro elementos de uma vez. Além de ser uma ponte entre o mundo físico e espiritual, isso torna o avatar o ser mais poderoso deste mundo. Porém, foi relatado ao garoto ainda muito jovem sobre suas responsabilidades por conta da guerra. Aang não absorveu de forma positiva o deleite de ser o Avatar e fugiu. Para se salvar de uma tempestade, ele e seu bisão voador criam um iceberg em volta de si, fazendo-os hibernar por 100 longos anos.

Durante esse tempo, só a desgraça! A nação do fogo dizimou todos os dominadores de ar, além de controlar e tacar o terror em todo o mundo.

Se Aang não tivesse fugindo e arcado com sua obrigação, talvez seu povo não tivesse sido destruído, o mundo não teria se tornado um caos… Talvez. Talvez Aang jamais tivesse conhecido Katara (o love da sua life) e Sokka. talvez jamais tivesse conhecido Toph, a melhor dominadora de terra que já existiu e sua futura professora, jamais teria mudado a vida de Zuko, filho do senhor do fogo. Ou teria conhecido seu outro mascote e amigo, Momo.

Talvez ele jamais teria viajado pelo mundo e conhecido tantas pessoas que mudaram sua vida e mudado a vida de tantas pessoas. Talvez. Mas o talvez não importa, pois, Às vezes tomamos decisões para salvar nossa pele, não pensamos direito, isso é humano. No fim devemos usar o passado como ensinamento, conhecer o presente como uma dádiva, e o futuro como fruto de nossas escolhas.

Se Aang fez a escolha certa ou não, não importa! Apesar dos pesares, no fim ele aprendeu, ensinou e conseguiu conquistar coisas que talvez jamais teria conquistado.


“SE VOCÊ TIRAR CONHECIMENTO SE UM SÓ LUGAR, A COISA FICA RÍGIDA E CANSADA.”

"o ingrediente secreto é amor"

O personagem mais maravilhoso é de fato Iroh, tio de Zuko. Iroh domina o fogo e faz parte da família real. No passado ele fez coisas horríveis como tomar Ba Sing Se do reino da terra em prol da guerra. Hoje ele se tornou sábio e é um velho que tem muito conhecimento para passar. Ele nos mostra em um capítulo a importância dos quatro elementos como um todo e apesar da nação do fogo se achar a última coca-cola do deserto e ser o ponto principal da destruição e medo daquela era, ela jamais será o mais forte, nenhum dos elementos, aliás.

Cada elemento e cada povo tem suas culturas e hábitos e cada um deve ser respeitado.

Os nômades do ar são tranquilos e prezam pelo espiritualismo e natureza, buscando a paz e a liberação mundana. O reino da terra é decisivo e firme e sempre persistente quando a questão é proteger. A nação do fogo tem desejo, vontade e energia para conseguir o que quer. A tribo da água tem uma forte capacidade de adaptação e mudança, o que os torna tão unidos e amorosos.

Foi a falta de compreensão de todos os elementos e povos que fez a nação do fogo tornar-se o que é agora. Aprendemos a importância de conhecer o próximo nos ajuda a ser mais libertos e nos torna um todo, além de claro desenvolver o respeito.

Isso parece muito com o nosso mundo e situação atual não acha? A xenofobia é a que mais causa desentendimentos e guerras até então. A falta de compreensão e conhecimento de culturas alheias nos torna incapazes de respeitar e viver em harmonia.


“SUA HONRA É CONSIGO MESMO, BUSQUE SEU PRÓPRIO CAMINHO”
"Você precisa entender. Tenho que captura-lo para resgatar algo que perdi. Minha honra"


Zuko é o filho do senhor do fogo Ozai, o vilão da bagaça toda. Ozai nunca foi um bom pai, consequentemente não um bom Senhor do Fogo. Ele acaba deserdando seu filho e o expulsando de casa, Zuko então busca recuperar sua honra com seu papi soberano, assim sai em busca do avatar para provar ao seu pai que ele é um filho Topzeira.

Ele fica muito cego nesta questão, seu objetivo de vida é “Capturar o avatar e recuperar sua honra” (pense num moleque chato com essa de honra, Jesus), ele faz de tudo para fazê-lo, sai atropelando tudo a sua frente, não se importa com mais nada apenas recuperar sua bendita honra. No fim muitas coisas o fazem repensar em suas escolhas, a principal delas é: o desejo de capturar o avatar não era dele e sim de seu pai, e não valia a pena arriscar sua vida e a dos outros para recuperar algo que ele nunca perdeu.

A gente passa a vida toda tentando provar algo para outra pessoa. Essa prova pode ser boa quanto ruim, no caso negativo isso nos faz sermos quem jamais somos. Perdemos nossa verdadeira identidade, nossos sonhos verdadeiros. Às vezes parar para pensar em nossas escolhas é o primeiro passo, algumas vezes o que a gente tá fazendo nem vale a pena, muito menos sentido. É importante se importar com o outro, mas isso não pode interferir no bem estar de terceiros ou a si mesmo. Busque seu próprio caminho, pense por si próprio e veja se realmente vale a pena.


“SUPERE A SI MESMO”
"Eu sou a melhor dobradora de terra do mundo. E vocês dois idiotas nunca esqueçam disso."


Toph, minha personagem predileta. Ela é de longe a melhor dominadora de terra que já conhecemos, a primeira a desenvolver a dominação de metal, forte como uma rocha, persistente, engraçada, independente, segura de si, fica plena tudo de pão 💅 Ah, isso sendo cega.

Toph foi criada no berço de ouro com os pais mais ricos do reino da terra. Por ter nascido cega, ela foi criada como incapaz, sempre tendo alguém para fazer algo para ela, alguém para sentir pena dela. Porém um dia ela descobre que pode dominar a terra e é muito boa no que faz. Por não ver com os olhos ela usa os outros sentidos para isso: usa a vibração da terra nos pés e mãos. Ela mesmo sem enxergar, vê tudo. Ela enxerga mais do que todos nós, ela vê até o que ninguém consegue ver. Ela é foda! Podemos falar também de personagens como Teo, que é cadeirante e ainda sim com a ajuda de seu pai, desafia tudo para conseguir voar com planadores como um verdadeiro dominador de ar, mesmo não dominando.

Nós colocamos limites em nós mesmo, às vezes isso é bom em algumas ocasiões em outras não. Nem tudo pode ser motivo para você desistir. Assim como diz a música do BTS: Se você não pode andar, então rasteje.


“É BOM TER ALGUÉM QUE SE IMPORTA COM VOCÊ E CUIDA DE VOCÊ”
"Sinto muito tipo, eu estou muito arrependido e envergonhado pelo que fiz"

Como disse lá em cima, o pai de Zuko, Ozai, não é um pai muito bom! Na sua lista de pior pai do ano temos o fato de ele ter chamado o próprio filho para a porrada e ter queimado seu rosto deixando uma cicatriz irreversível; supostamente ele também iria sacrificar Zuko como algum tipo de castigo de seu pai, o anterior senhor do fogo Sozin. Enfim, paizão esse aí! Porém temos Iroh, tio de Zuko e irmão mais velho de Ozai. Iroh perdeu o filho na guerra, desta forma ele se torna um grande protetor de Zuko. O garoto durante toda a jornada menospreza o tio, não vendo como o velho só quer protegê-lo e ajudá-lo em qualquer coisa que ele precise.

Iroh é o pai que Zuko não teve. O amor de Iroh pelo sobrinho nos mostra que pai é o que cria. E zuko nos faz ver que às vezes você precisa tomar muito cuidado com as palavras que direciona a quem cuida de você, pois podem magoar. Estar sozinho nem sempre é a solução, apesar de que nós nos tornamos fortes quando aprendemos a ser independentes, também nos tornamos fortes quando temos auxílio. Dar valor a quem cuida de você é também a chave para a paz e autoconhecimento.


“VOCÊ NÃO PRECISA DE ALGO ESPECIAL PARA SER ESPECIAL”
"eu ainda posso lutar"

Sokka. Irmão mais velho de Katara! O alívio cômico do desenho. Katara domina água, mas Sokka não. Em um mundo, e consequentemente em uma equipe, na qual a dominação é muito valorizada, Sokka se destaca por ser perfeito com as estratégias e habilidades com espada (e bumerangue, claro). Sem Sokka, Aang, Katara e Toph já tinham feito merda com certeza. Sokka usa a sua habilidade de bolar planos quase infalíveis, estratégias de ataque, conhecimento com mapa para saber para onde deve ir, planejamento de quanto tempo vai levar, quando, onde, que horas….

Mas em um ponto Sokka se questiona de ser o único membro da equipe 'inútil' por não dominar nada. Aquilo o leva a treinar com um sensei de espadas e demonstrar sua habilidade com o facão! E bem, de fato ele não precisava disso para mostrar que sim, ele era e sempre foi muito útil na equipe. Quando a gente olha para o outro, fazemos uma comparação. Muitas vezes nos botamos pra baixo achando que o outro é sempre mais forte, mas bonito, mas inteligente, ou que tem uma habilidade que você queria ter. Falta-nos enxergar nossa importância de fato, e se tem dificuldade, é bom até que outros nos mostram isso. Sokka não precisa ser um dominador de elementos para ser forte.


“PODER FEMININO, LETS GO”

Sim, a gente tem isso graças a Deus! Temos personagens femininas que não precisam ser salvas pelos boys, etc e etc, não por serem dominadoras, mas por serem fortes e é isso e ponto final. Não digo que as minas são fortes exclusivamente, mas estamos cansadas de personagens femininas que tão lá só pra preencher cenário enquanto os mino brilham.

Katara por exemplo, é doce e responsável, conhecemos ela como ‘a mãe’ da equipe apesar de tão nova. Ela é a mais sentimental e sempre visa o bem estar de quem ama e cuida, mas a mina desce a porrada se for preciso. Ela é poderosa! Até aprendeu a dominação de sangue, a dominação mais perigosa que existe, porém decidiu nunca usá-la. Toph, já disse como ela é. Além disso, tem 12 anos de idade e apesar de ter sido criada toda frufru, ela foge totalmente dos padrões femininos: delicada igual um tijolo. Alguns entendem-na como totalmente masculinizada, eu entendo-a como uma menina que não está nem aí para o padrão feminino e tá tudo bem. Suki é uma personagem coadjuvante, namorada de Sokka. É uma guerreira kyoshi, grupo de mulheres criadas para proteger sua aldeia. E ela tem orgulho de seus trajes e rosto pintado. Sokka no começa é bem machista quanto a isso, menosprezando o fato de serem garotas, porém as guerreiras kyoshis são fortes! não precisam dominar nada além de grande habilidade de luta.


Temos Também a nossa querida e doida Azula, irmão de Zuko e pior que o pai em questão de ruindade. Não gosto de Azula por ser do mal, gosto porque infelizmente ela é extremamente poderosa. Seu poder vai muito além de habilidades físicas, Azula é manipuladora e extremamente inteligente, quem dera que ela usasse isso para o bem. Suas amigas Mai e Ty Lee nem se fala. Ambas não dominam elementos, mas todo mundo tem medo de chegar perto. Mai tem habilidades com Shurikenjutsu e Ty Lee bloqueia chi.

Gosto demais da representatividade feminina, e claro o desenho nos mostra que você pode ser uma mulher feminina ou não, jovem ou velha, do bem ou do mal (ok, não pode ser do mal, tá proibida de ser do mal, sujeito a paulada ok? seja do bem obrigada), ainda sim, personagens mulheres podem sim serem trabalhadas de todas as formas nos filmes e desenhos, não apenas mantendo aquele padrão generalizado.


“TENHA AUTOCONTROLE”

A nação do fogo se tornou um símbolo de maldade no mundo de avatar, isto é, o fogo se tornou o símbolo da destruição. Ninguém via o lado bom do fogo, todos acreditavam que o fogo só causava dor. Porém vimos em um episódio com os Guerreiros do Sol que não é exatamente assim. Os dominadores de fogos são um dos únicos que conseguem produzir fogo sem precisar de um fósforo aceso. Eles o fazem usando o próprio calor do corpo. Como vimos acima, cada elemento tem seu lado bom e quando Aang vai segurar uma chama ele questiona que “parece um coração batendo”. Fogo é pura energia, assim como nós.

A casos que temos que manter o controle: Assim como o fogo, se nos descontrolados as chamas aumentam infinitamente e saem do controle, se não nos importarmos muito e dominarmos de menos, ela se apaga e morre.

"PERSISTA"

Não podíamos deixar de falar do senhor que vende repolho. Ele é um personagem sem nome que frequentemente aparece em alguns episódios aleatório. O cara sempre está tentando vender seus repolhos, porem tudo sempre dá errado e o universo conspira em acabar com seus queridos repolhos. Na lenda de Aang não vemos o que aconteceu com esse grande batalhador, mas na sequência A lenda de Korra, descobrimos que ele superou todas as desavenças e criou a corporação repolho. 

Não importa quantas vezes a vida derrube você e destrua seus repolhos, você sempre pode escolher levantar e seguir em frente com seus sonhos. Afinal, se você ama o que faz, vale a pena.

Bom, eu espero de coração que vocês tenham gostado do post. Até breve <3
Realmente estou com preguiça de finalizar post


Um comentário:

  1. Eu vim assistir esse desenho acho que em 2019, somente, mesmo tendo passado a infância assistindo na tv, nunca assistia todos os episódios, nem sei se transmitiam todos até o último. Mas guardo um carinho por ele, tenho listado os episódios preferidos num caderno e alguns aprendizados também, tal como seu post \( ̄︶ ̄*\)) Eu gosto muito dos episódios que se passam no reino do fogo, com a azula e sua trupe, incluindo o zuko e o tio. As vezes eu confundo alguns momentos com a Lenda de Korra, porque assisti um perto do outro e amo igualmente.

    ResponderExcluir

❀Seu comentário será muito apreciado, se quiser pode colocar o link da sua página, site ou blog para eu visitar sem problema.

❀Qualquer forma de expressão é valida (pode usar palavrões) contanto que não ofenda ou pratique algum crime de ódio;

❀Evite Spam e seja feliz